Foi anunciado, nesta quinta-feira (12/07/2012), o projeto-piloto Banda Larga 0800, fruto de uma parceria entre o governo federal e as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo. A ideia é a de que o usuário possa utilizar determinados recursos da Web em seu celular de maneira gratuita, com o acesso custeado pela empresa que mantém o site.

A proposta é semelhante às linhas 0800: o usuário não paga pelas ligações efetuadas aos números do tipo, cabendo este dever à empresa (ou qualquer outra organização) que oferece o serviço. Daí o termo “0800” no nome do projeto.

Com a iniciativa, uma empresa que comercializa, por exemplo, passagens de avião, poderá oferecer acesso gratuito ao seu site para que clientes possam consultar horários ou mesmo adquirir bilhetes. Como a conexão é gratuita, o usuário poderá acessar o site mesmo que utilize linhas pré-pagas ou não possua um plano de dados.

A ideia também poderá ser aproveitada pelo governo para oferecer acesso a páginas de empregos, a programas tributários, a serviços de assistência social, entre outros.

Como o projeto está em fase inicial, o governo optou por testar a Banda Larga 0800 no Distrito Federal, onde cerca de 80 pessoas receberão aparelhos para efetuar acessos ao endereço bandalarga.0800.br.

Mais informações no site do Ministério das Comunicações.

Notícias relacionadas: Para dobrar número de antenas, operadoras de telefonia celular consideram até disfarçá-las Anatel começa a testar envio de SMS com números de consulados a brasileiros no exterior Operadoras deverão oferecer opção fácil para que usuários cancelem publicidade via SMS Governo: Registro de Identidade Civil ainda não saiu do papel por problemas de execução Oi: internet grátis via Wi-Fi no Rio de Janeiro e em Salvador

Pin It on Pinterest