google-cardboard

Não é piada. Você pode ter um óculos de realidade virtual quase de graça – Imagem: Divulgação

Enquanto o Facebook gasta 2 bilhões de dólares para comprar a Oculus VR, a empresa responsável pelos óculos de realidade virtual Oculus Rift, o Google—  em um momento de genialidade—  entrega a todos os participantes do Google I/O 2014 um envelope de papelão, que montado vira um óculos de realidade virtual.

As dobraduras do papelão são fixadas com um velcro e encaixes pré-determinados. Duas lentes já vem fixadas no meio do papelão. O smartphone do visitante da conferência vai no meio da montagem. E uma tampa deixa o aparelho fixo na parte de dentro. O aplicativo Cardboard, disponível para Android, faz a mágica. Ele tem experimentos com o Google Earth, Tour Guide, Youtube, Photo Sphere, Street Vue (experiência de dirigir por Paris) e Wind Day (uma história animada já conhecida dos usuários do Moto X). Há também um aplicativo no Chrome Experiments e um SDK experimental para desenvolvedores.

 

ingredients

Os ingredientes que você precisa para montar o seu – Imagem: Divulgação

O curioso desta história é que o Google disponibilizou um guia de como montar o seu óculos em casa. Neste caso você precisará de um papelão, lentes, imãs, velcro e elásticos. Opcionalmente uma tag NFC para que o smartphone baixe o aplicativo. O mais difícil é obviamente as lentes. O Google indica um conjunto de lentes que é vendida a na Amazon por cerca de 10 dólares.

A iniciativa parece muito inspirada nos projetos Altergaze e o mais robusto Sulon Cortex. O primeiro é uma montagem muito parecida que conseguiu 32 mil libras no Kickstarter. O segundo, da empresa Sulon, é um óculos que mapeia o ambiente por sensores, com 9 graus de liberdade. Parece ser mais eficiente que a detecção de movimentos do Oculus Rift. De qualquer forma está claro que os óculos do Google não têm a sofisticação dos outros, mas é uma iniciativa muito interessante e de baixo custo.

Pin It on Pinterest