garmin-VIRB

As novas câmeras de ação tem corpo alongado – Foto: Divulgação

Já testamos diversas câmeras de ação, mas nunca vimos uma câmera ter GPS e altímetro embutidos. Ter uma câmera de ação com estes atributos parece um caminho natural para a Garmin, que já é uma renomada fabricante de aparelhos de navegação curva a curva, inclusive na modalidade off-road.

A empresa lançou hoje, dia 20 de Agosto, uma a linha de câmeras de ação chamada VIRB. Para ser mais preciso, serão dois modelos, a VIRB e a VIRB Elite. A diferença entre elas é a presença de GPS, altímetro e acelerômetro, além de possuírem conexão Wi-Fi. Vale dizer que a versão mais básica pode vir a ter suporte a GPS e outros medidores, já que funciona com o protocolo ANT+.

As câmeras gravam vídeo na resolução de 1920 por 1080 pixels através de um sensor de 16 megapixels. A bateria interna tem capacidade de 2000 mAh. Segundo a fabricante, isto é suficiente para 3 horas de gravação contínua em resolução máxima (algo a ser provado por nós no longo prazo). Com o auxílio do altímetro e do GPS, a câmera ajusta automaticamente o perfil de imagem. Outro detalhe importantíssimo é que há estabilização ótica. Em um esporte como downhill ou rafting a estabilização certamente faz uma enorme diferença.

As câmeras possuem uma tela de 1,4 polegadas de alta resolução (ainda não divulgada), que usa iluminação ambiente (provavelmente um display translúcido) ao invés de painel retroiluminado. Como estas câmeras não são utilizadas somente em esportes, ver o que você está filmando é bacana.

garmin-virb-sea

No fundo do mar com case de mergulho – Foto: Divulgação

A carcaça tem proteção física com certificação IPX-7. Aqui vale uma explicação mais detalhada. A Garmin afirma apenas a proteção contra ingressão de partículas líquidas, isto é, o segundo número refere-se ao nível 7 (até 1 metro de profundidade por no máximo 30 minutos). De acordo com a norma desta certificação (IP Code), o primeiro número refere-se a proteção de partículas sólidas. E ela colocou um X no lugar para não indicar qual é este nível. Muito estranho. Felizmente haverá um case vendido a parte para suportar até 50 metros de profundidade.

Para o total deleite, veja o vídeo de demonstração da câmera de ação abaixo. Ainda é preciso entender o motivo destas imagens terem ficado com nível de vermelho acentuado demais. Parece que as rivais ainda tem um charme a mais.

Pin It on Pinterest