instax 2

Quando nossa civilização finalmente falhar e os arqueólogos do futuro redescobrirem as ruínas dos anos 2000, tenho certeza que eles ficarão perplexos com a quantidade de artefatos anacrônicos. Voltar para o século XX é uma das obsessões do século XXI, manifestada através de TVs, notebooks, consoles, games e outros produtos que emulam designs do passado. A Fuji acaba de adicionar mais um item à essa lista de relíquias: a Instax Mini 90, uma versão aprimorada da 7S.

Como sua antecessora, a Mini 90 é uma câmera instantânea que trabalha com papel fotográfico 2×3 (imagens de 4,5 x 6 cm, aproximadamente). Mas as semelhanças param por aí. A Mini 90 ostenta uma série de funções novas e um visual elegante inspirado pelas câmeras rangefinder de antigamente, assim como a XF1 e a X-E1.

Poucas imagens gritam "hipster" mais alto que esta.

Poucas imagens gritam “hipster” mais alto que esta.

A lente da nova câmera é mais sofisticada que a da 7S e pode, inclusive, assumir um modo de foco macro. Ainda assim, a novidade mais significativa da Mini 90 é a presença de vários modos avançados de exposição. O fotógrafo pode, por exemplo, controlar o tempo de exposição livremente com o disparador. Outra possibilidade é combinar duas exposições em uma mesma foto, o que cria uma imagem composta. Naturalmente, a Fuji incrementou o flash para acompanhar esses novos recursos: ele pode ser sincronizado com velocidades de até 1/400 s.

A Mini 7s era uma câmera extremamente simples, mas muito divertida de usar. Mal posso imaginar como deve ser fotografar com a Mini 90, que parece ser a câmera instantânea compacta mais avançada do mundo. Depois que a era da fotografia digital nos treinou para esperar a gratificação da imagem logo depois que a foto foi tirada, creio que as câmeras instantâneas são um bom meio termo para quem quer se aventurar no mundo do haleto de prata. Nada substitui a aparência quase fantasmagórica da foto se revelando sozinha.

A Instax Mini 90 chegará ao mercado por cerca de 210 dólares. Assista ao vídeo da câmera abaixo.

Pin It on Pinterest