smart-shoes

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveu um par de tênis inteligentes que pode guiar pedestres até a um determinado destino sendo orientados por um sinal de GPS, que vem de um smartphone por conexão Bluetooth.

Chamados de SuperShoes, eles contam com motores em suas palmilhas que vibram para indicar em qual direção o usuário deve seguir. O princípio é simples: por exemplo, se você está em um cruzamento e precisa ir para a direita, o motor que está embaixo do seu pé direito irá vibrar. Uma vez programada uma rota, você não precisa mais ficar com o celular na mão.

Como a tecnologia está nas palmilhas, que contêm uma microcontroladora, Bluetooth de baixo consumo e uma bateria, qualquer tênis ou sapato podem se tornar “inteligentes”. A ideia do projeto é facilitar a vida de quem anda a pé e precisa estar constantemente de olho no celular para consultar o caminho.

shoe

O aplicativo dedicado dos tênis pode se integrar a calendários e listas de tarefas do smartphone.  Uma vantagem da integração com as atividades planejadas para o seu dia é que os SuperShoes podem analisar o tempo disponível até a hora de chegar ao trabalho e sugerir caminhos diferentes para explorar a cidade e, talvez, ser mais saudável optando por uma caminhada mais longa. É possível também cadastrar os tipos de lugares que você prefere ir para receber recomendações no smartphone quando você estiver perto de algum estabelecimento apropriado.

Pin It on Pinterest