Escolha uma Página

Quer experimentar o Virtual Boy de papelão do Google mas não tem tempo de montar um você mesmo? Já existe uma empresa vendendo modelos prontos.

A americana Dodocase, que normalmente faz capas customizadas para tablets e smartphones, está montando e entregando versões prontas do óculos de realidade virtual que o Google apresentou durante o Google I/O na última quartar-feira (25 de Junho). O óculos não passam de um suporte que seguraria um smartphone na frente da face de quem quer que não tenha vergonha de usar uma caixa de  papelão na cabeça. Duas lentes se interpõem entre o celular e os olhos para focar a luz que sai da tela do aparelho, criando uma verdadeira câmera escura na qual a imagem do smartphone cobre boa parte do campo de visão do usuário.

Naturalmente, como se trata de um simples par de lentes, a imagem que chega ao olho seria invertida (a não ser que o smartphone seja posicionado antes do ponto focal, formando uma imagem virtual ampliada). Essa deve se ruma das razões porque o Google também preparou um aplicativo para acompanhar o projeto. É bem provável que esse app também use o giroscópio e o acelerômetro do smartphone para acompanhar os movimentos da cabeça do usuário de uma maneira similar à do Oculus Rift. Mas vale lembrar que a solução do Google não passa de uma brincadeira bem mais rústica que o produto da Oculus VR. Dizer que o Google estaria pensando em competir com o Oculus Rift usando uma caixa de papelão é similar a dizer que uma pessoa que sabe fazer aviões de papel está automaticamente qualificada para trabalhar na Embraer.

De qualquer maneira, o projeto do Google é muito engenhoso e devo dizer que comprar uma versão pronta deve eliminar a maior parte da diversão por trás dele. Ainda assim, vale notar que embora o projeto seja relativamente fácil de montar, encontrar um par de lentes adequadas pode ser um pouco mais difícil. O Google utilizou duas lentes convexas com uma distância focal de 40 mm. Talvez seja possível usar outras distâncias focais se você adaptar a largura final do óculos, mas é difícil dizer o efeito que isso teria no campo de visão em relação à tela do smartphone.

Quem não quiser se divertir com essas considerações pode encomendar um modelo pronto na Dodo por 79,74 dólares (incluindo taxas e o frete).