Escolha uma Página

dyson eye

Quem imaginaria que o sonho humano de possuir um mordomo robótico daria origem a toda uma geração de veículos para gatos? A Dyson, famosa por seus aspiradores e ventiladores futuristas, apresentou mais um membro dessa linhagem hoje em Tóquio, o 360 Eye. Veja o vídeo da máquina em ação abaixo.

Seguindo o mesmo princípio do Roomba, o 360 Eye é um pequeno robô esférico que percorre o piso de um casa aspirando pó e outros detritos. Naturalmente, o aparelho é autônomo: o robô reconhece obstáculos e volta sozinho para sua base de carregamento quando sua bateria está prestes a acabar. O diferencial do novo aparelho está na habilidade com que essas funções são executadas.

Para citar um exemplo, a maioria dos robôs de limpeza se limita a usar alguns sensores infravermelho e um para-choque par identificar obstáculos e mudanças bruscas no terreno. O 360 Eye, por sua vez, também usa uma câmera panorâmica que cobre 360° de ângulo de visão. A partir de uma série de pontos de referência visual, o aspirador é capaz de determinar sua posição exata dentro do cômodo e decidir que áreas do piso ainda precisam ser limpas. Precisão não é um problema porque a câmera ajusta o frame rate da captura de acordo com a velocidade do robô, podendo atingir até 30 FPS.

Nessa mesma linha, o motor de sucção utilizado é mais sofisticado que a média. Assim como outros aspiradores da Dyson, o 360 Eye usa um motor digital de relutância variável capaz de sugar partículas de apenas 0,5 microns. No interior do robô, o motor também gera uma força centrífuga que agrupa a poeira e a direciona para dentro do receptáculo que contém os detritos. Esse receptáculo pode reunir até 0,4 litros de sujeira.

A busca da Dyson por excelência se estende até ao método de locomoção. Em vez de se contentar com rodas simples, o 360 Eye usa lagartas, de maneira similar a um pequeno tanque de guerra. Tal característica permite que ele se adapte melhor a tipos diferentes de terreno, desde um piso frio até um chão coberto por carpete. Espera-se que o robô chegue ao mercado japonês no começo de 2015 por ¥130,000 (cerca de R$2,770), mas o lançamento internacional ainda não foi definido.