defender

Você não vai querer tirar uma selfie com a câmera acima. A Defender é um spray de pimenta que também tira fotos e envia alertas sobre situações de risco.

Proposta em um projeto no IndieGoGo que já atingiu a meta de 100,000 dólares, a ideia por trás da Defender é simples: se o usuário se sentir ameaçado, ele pode usar o spray de pimenta para conter o suposto agressor. Assim que o spray é liberado, uma câmera integrada tira uma foto do agressor e a envia para uma central de atendimento, que contata a polícia de acordo com a situação.

Como o aparelho não acessa a internet por si só, o envio dos alertas depende de uma conexão bluetooth com algum smartphone. Tanto iOS (versão 6 ou superior) quanto Android (versão 4.3 ou superior) são suportados. A Defender também se aproveita das informações do GPS do smartphone para, sempre que possível, incluir a localização precisa do usuário na mensagem.

Embora a defesa pessoal seja o foco desse aparelho, também é possível usar um botão dedicado para mandar mensagens de aviso sobre emergências médicas. Nesse caso, o usuário pode configurar um pequeno perfil sumarizando qualquer detalhe relevante sobre seu estado de saúde.

Como era de se esperar, a central de monitoramento 24 horas que lê as mensagens só funciona nos Estados Unidos, mas, no mínimo, o usuário pode configurar outro destinatário para os alertas. Como o spray de pimenta  é regulado pelo Exército no Brasil, a importação desse tipo de produto também vai exigir uma permissão especial. É preciso doar pelo menos 159 dólares (um pouco mais que 350 reais) para adquirir o produto.

Pin It on Pinterest