Escolha uma Página
snap

Montada, a câmera lembra uma GoPro Hero transparente

O mundo das câmeras digitais sempre teve uma relação estranha com o “do-it-yourself”. Por um lado, existem milhares de “hacks” que envolvem lentes, filtros, estabilizadores e outros componentes. Por outro, a parte da eletrônica e do software sempre foram mais fechadas. Mas isso está mudando: o projeto de Kickstarter SnapPiCam está propondo criação de uma câmera de lentes intercambiáveis com o hardware aberto do Rasberry Pi.

Como era de se esperar, a câmera vem desmontada em formato de kit. Seus componentes variam de acordo com o grau de investimento no projeto. No pacote mais básico, que custa 99 libras  (378 reais), o investidor recebe um Raspberry Pi Model A, um módulo de câmera de 5 MP, uma bateria de 1200 mAh, uma série de partes para montar o corpo da câmera e a opção de escolher entre uma lente macro (0,67x) ou uma fish-eye com 180° de angulo de visão.

Quem decidir investir mais pode levar regalias como um suporte para tripé, uma tela LCD touchscreen e uma lente zoom de 12x. Como mencionei acima, um dos diferenciais desse projeto é que ele incorpora um mount de lente magnético que abre a possibilidade de trocar a objetiva. O princípio é o mesmo daquelas lentes externas para smartphone: a objetiva é posicionada em cima da lente que já vem com o módulo de câmera.

Quem já tem um Raspberry Pi, o módulo de câmera e as lentes também pode optar por pacotes mais baratos que incluem apenas os componentes do invólucro da máquina. Como o projeto é completamente open source, todos os planos de construção serão disponibilizados de graça caso a meta de 40,000 libras (quase 153,000 reais) seja atingida.