Almond +

Foto: Divulgação

A ideia de criar um roteador que adote os melhores padrões de conexão sem fio e que, de quebra, seja capaz de controlar a luminosidade de algumas lâmpadas, acionar a persiana da sala ou o seu micro-ondas não é nova. Mas parece que a empresa Securifi não só conseguiu fazer isso, como manteve o preço final bem acessível.

O roteador Almond+ terá quatro cores disponíveis e pode ser embutido na parede ou repousar sobre um suporte. A configuração é impressionante:

– Tela de 2,8 polegadas sensível ao toque;
– 5 portas Gigabit Ethernet (1 x WAN e 4 x LAN) e 1 USB (para armazenamento e impressão);
– Padrões de rede sem fio: 802.11 ac/n dupla frequência (2,4 GHz e 5 GHz), ZigBee (2,4 GHz, para automação) e Z-Wave (em três frequências, também para automação residencial);
– Processador de 620 MHz;
– Memória de 128 MB;
– Linux 2.6.30 (suporta atualização de firmware).

Para quem não conhece, Z-Wave e principalmente ZigBee são padrões de comunicações sem fio mais utilizados em automação residencial. Não é difícil encontrar acionadores no mercado compatíveis com estes padrões. Um exemplo, que deve chegar ao Brasil em breve, é a linha Philips Hue: lâmpadas de LED RGB controláveis à distância.

Almond + Suporte

Foto: Divulgação

O projeto está ainda no Kickstarter, e o roteador custará 99 dólares (195 reais sem despesas de envio e impostos). Até o momento, a Securifi já conseguiu reunir 825 mil dólares. O roteador foi demonstrado na última CES. Veja o vídeo:

 

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

Pin It on Pinterest