razer android

Em meio à enxurrada de anúncios da apresentação principal do Google I/O realizada hoje, a presença de um console da Razer rodando a nova versão do Android para TVs foi relativamente discreta.

Naturalmente, os detalhes ainda são escassos. O que se sabe é que ele foi desenhado pelo mesmo time responsável pelo Razer Blade e será focado em jogos, apesar dos recursos multimídia do Android TV. Ele também supostamente terá um preço mais acessível, mas é difícil prever o que uma empresa como a Razer considera como “acessível”.

Embora a ideia de um mini console baseado em Android não seja nem um pouco original, a proposta desse novo produto deve ser consideravelmente diferente porque ele roda uma variação do sistema desenvolvida pelo próprio Google. Além da presença da loja de aplicativos Play, isso implica uma série de recursos de integração com outros aparelhos Android. A Razer já confirmou que tablets e smartphones com Android podem servir como controles para o console. Durante a apresentação, um relógio com Android Wear também foi utilizado como um D-pad.

Assumindo que o Android TV compartilha todos os recursos básicos com o Android comum, há ainda um potencial razoável a ser considerado no campo dos gráficos.  A versão prévia do Android que foi anunciada hoje, por enquanto conhecida como “L”, tem suporte a  OpenGL ES 3.1. Isso quer dizer que os smartphones que rodam o sistema do Google poderão utilizar técnicas de renderização avançadas como o tessellation. Inclusive, já existem GPUs mobile capazes de se aproveitar desses recursos, como é o caso da recém lançada Adreno 420 (que faz parte do Snapdragon 805) e do Tegra K1 que foi demonstrado no palco.

Obviamente, dizer que os gráficos de smartphone estão próximos dos encontrados no desktop não passaria de uma hipérbole sem substância. No entanto, é inegável que a qualidade da experiência nos jogos mobile está avançando rapidamente. Esse novo console da Razer pode ser um dos primeiros a tirar vantagem desse salto nos recursos gráficos do Android.

Pin It on Pinterest