Escolha uma Página

DSC_0011

A Samsung lança nesta semana o Galaxy Tab S, o primeiro tablet do mercado brasileiro a contar com um leitor de impressões digitais para desbloquear a tela e realizar pagamentos.

O gadget roda o sistema Android 4.4 KitKat e tem a personalização de interface chamada de Touchwiz. O visual geral do sistema é bastante similar ao do smartphone Galaxy S5 e o mesmo vale para a maioria dos bônus de software que acompanham o produto.

O display do dispositivo também é o de maior qualidade, no momento, dentro de sua categoria. O gadget chegará ao Brasil em duas edições: 8,4 polegadas e 10,5 polegadas. Ambos terão conexões 4G e Wi-Fi e serão vendidos somente em operadoras de telefonia móvel.

Confira a seguir as primeiras impressões de INFO sobre o Samsung Galaxy Tab S.

Design

O design do Galaxy Tab S é semelhante ao do Galaxy S5. Sua parte traseira é revestida de policarbonato com pequenos furos que dão uma aparência única ao tablet.

A edição com tela de 10.5 polegadas é ergonômica, desde que seja usada com as duas mãos. Esse formato de uso é estimulado pela disposição dos botões do aparelho.

O display é algo que merece destaque. Ele tem tecnologia Super AMOLED e resolução 2560 x 1600 pixels, além de taxa de contraste de 100.000 :1. Isso quer dizer, na prática, que os tons escuros são mais escuros do que a média. Em vez de contar com o padrão RGB, o tablet tem display RGBG, ou seja, há uma faixa a mais de tons verdes. Com isso, a fidelidade de exibição de cores é boa, sendo superior à exibida pelo Galaxy Tab 3 de 10.1 polegadas.

De acordo com a Samsung, o investimento na criação e oferta de um display de maior qualidade foi estimulado pela forma de uso de um tablet, que uma pesquisa global revelou ser para o consumo de mídia — o que torna a qualidade da tela um ponto crucial do produto.

Capas

A Samsung venderá, separadamente, capas que se acoplam ao gadget para dar mais segurança durante o uso do produto. Há dois encaixes na parte traseira dos aparelhos. São duas opções de capas, uma básica, voltada para a proteção, e outra que oferece três modos de usabilidade: em pé, inclinado e para digitação.

DSC_0013

Configuração

A Configuração do Galaxy Tab S é poderosa: processador de oito núcleos Exynos (ARM A15 + ARM A7), processador gráfico Mali-T628, 3GB de memória RAM, 16gGB de armazenamento interna com suporte para cartão microSD de 128GB, câmeras de 8MP e 2MP. Algo que surpreende é que o produto vem com flash LED na câmera principal, um item raro na grande maioria dos tablets. Conforme mencionado no início, o gadget tem conexões 4G e Wi-Fi (ac).

DSC_0007

Assim como o Galaxy S5, o Tab S pode combinar as velocidades 4G e Wi-Fi para fazer o download de arquivos com mais de 30MB, agilizando o processo.

A capacidade da bateria impressiona: 6.900 mAh. Segundo o Expert Reviews, isso oferece autonomia de 14 horas de uso. Em breve, o INFOlab irá realizar o teste de bateria para aferir sua duração.

Sensor de digitais

Um ponto que merece destaque é o sensor de digitais. Não somente pela inovação de trazer o componente a um tablet, mas por conta de sua aplicação em termos de software. A Samsung integrou o sensor ao seu Android modificado que conta com uma função para criar áreas de trabalho personalizadas para cada usuário. Sendo assim, é possível que uma pessoa desbloqueie o produto com seu dedo para acessar o seu conteúdo, com papel de parede e disposição de aplicativos organizada, enquanto o mesmo ocorre para outro alguém que utiliza o dispositivo com a sua digital.

Vale notar que é possível autorizar pagamentos no PayPal e que há uma SDK disponível para desenvolvedores que quiserem criar apps com login por impressão para os gadgets da Samsung.

Aplicativos

Como de praxe, a Samsung colocou diversos aplicativos e serviços em seu novo tablet. Há um bônus de 50GB no armazenamento na nuvem do Dropbox (por dois anos), seis meses de assinatura de sete revistas da Editora Abril no app iba e um livro por mês no aplicativo do Kindle. Os downloads dos últimos dois precisam ser feitos via Samsung Apps, enquanto o Dropbox vem pré-instalado no aparelho.

A fabricante colocou alguns novos recursos no Tab S. Esse é o caso da integração com smartphones da marca por Wi-Fi direct. Com isso, é possível atender chamadas de voz e enviar mensagens diretamente do tablet. Isso é útil para momentos em que o celular está, por exemplo, ligado a uma tomada.

Há ainda um modo de compartilhamento de tela entre smartphone e tablet.

Modo Criança

O Modo Criança da Samsung também está presente no Tab S. Com ele, é possível restringir o acesso a alguns aplicativos e páginas, bem como monitorar quanto tempo a criança está utilizando o aparelho.

Knox

Assim como outros dispositivos da Samsung, o Galaxy Tab S tem a solução de segurança chamada de Knox. Esta área segura dentro do sistema Android é dedicada ao uso profissional. Lá, é possível guardar arquivos importantes ou confidenciais que são protegidos por senha.

Considerações finais

O Galaxy Tab S é um dos tablets mais poderosos do mercado brasileiro, ao lado do Sony Xperia Z2 Tablet. O aparelho, entretanto, leva vantagem por ter o sensor biométrico e o flash LED na câmera. Por outro lado, faz falta a TV digital Full Seg do rival. Em especial a edição de 10 polegadas, que já está no INFOlab, oferece versatilidade de uso para uma família, visto que há recursos voltados para crianças, executivos e consumidores de mídia.