A Amazon iniciou na madrugada desta quinta-feira, 06, suas operações no Brasil com a oferta de livros digitais e a estreia do seu e-reader Kindle.

Inicialmente, a Amazon irá comercializar, dentro das próximas semanas, o modelo mais básico do leitor Kindle em sua loja online por R$ 299. Para efeito de comparação, este mesmo aparelho pode ser encontrado na loja americana por US$ 69.

Esta versão do Kindle é o mais leve da Amazon, pesando apenas 170 gramas. Com somente 8,7mm de espessura e 16cm de tamanho, ele também cabe no bolso. Segundo a Amazon, este modelo traz uma bateria com duração de até um mês, com a função wireless desligada e considerando uma leitura diária de meia hora.

O Kindle traz uma tela de 6 polegadas com tecnologia e-ink, que possui um alto contraste, proporcionando assim imagens mais limpas e sem reflexo, mesmo quando utilizado à luz do sol. O e-reader também traz alguns botões com funções para virar ou mudar de página e também para navegar pelo livro digital, possibilitando a marcação de trechos do texto, por exemplo.

O aparelho também possui a tecnologia Whispersync, que sincroniza a última página lida, marcações e anotações do usuário em todos os seus dispositivos, permitindo que possa sempre recomeçar a leitura de onde parou.

Imagem mostra comparação de leitura sem reflexo no Kindle, com tela e-ink, e no iPad, com tela LCD

Este modelo do Kindle possui Wi-Fi embarcado e 2GB para armazenamento interno (capacidade de guardar até 1.400 e-books). Mas a Amazon também oferece armazenagem gratuita na nuvem para os livros comprados em sua loja (não há especificação de limite de arquivos na nuvem). O sistema Arquivo Sem Preocupação salva automaticamente os livros na nuvem, de onde podem ser baixados novamente.

O Kindle oferece três estilos de fonte e oito tamanhos de texto diferentes para customizar a experiência de leitura. O e-reader ainda vem com um dicionário nativo embarcado, procura instantânea de palavras, marcações populares, integração ao Facebook e ao Twitter, suporte para anotações e marcações, entre outros.

O dispositivo aceita diversos formatos de conteúdos como Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção e PRC naturalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG e BMP através de conversão.

A loja do Kindle traz mais de 1,4 milhão de e-books, sendo 13 mil na língua portuguesa. Mais de 1,5 mil livros digitais em português também serão disponibilizados para os brasileiros. Os primeiros capítulos dos livros também poderão ser lidos antes do usuário efetuar a compra.

Pin It on Pinterest