SynthCarousel_BoxBits

Todos os componentes perfilados – Imagem: Dilvugação

A Littlebits em associação com a Korg, respeitável fabricante de equipamentos de áudio, criou um kit de pequenos dispositivos que simulam vários circuitos presentes em sintetizadores analógicos. A expectativa da empresa é que seu conjunto de eletrônicos ajude a desmistificar a criação de música eletrônica.

Basta conectar os pequenos dispositivos e deixar sua criatividade fluir para construir música. É o que ensina o brilhante músico e comediante Roger Watts no vídeo explicativo:

Cada pequeno circuito combinado simula uma parte de um sintetizador tradicional. A complexidade da onda sonora gerada, e portanto da música que você pretende alterar ou criar, depende de como você conecta e altera os parâmetros de cada elemento. Um manual de ajuda a você entender como fazer combinações mais espertas. Há também um repositório de exemplos no Soundcloud.

SynthCarousel_Synth

Analogia com um sintetizador tradicional – Imagem: Divulgação

O kit tem os seguintes circuitos:

Fonte que alimenta todo o circuito com bateria de 9 volts;
Um gerador de pulsos randômicos;
Um micro sequenciador;
Um filtro de frequência, para mudar “timbre” do som;
Um mixer (multiplexador que combina dois sinais);
Um divisor (demultiplexador que divide dois sinais);
Um falante;
Dois osciladores;
Um teclado;
Um circuito de atraso;
Um “envelope”, que grosso modo, altera a intensidade da onda sonora.

Algo bem interessante, que foge o modo tradicional, é que a Littlebits disponibiliza todos os esquemáticos seus circuitos, isto é, o hardware é open source. O Littlebits Synth kit está em pré-venda no site oficial por 159 dólares, ou cerca de 361 reais, sem despesas de envio e impostos.

Pin It on Pinterest