Escolha uma Página

transmissao-portadora

O importante filósofo do conhecimento (ou epistemologia) Jean Piaget postulou que as crianças só podem aprender aquilo que estão preparadas a assimilar. E para que isto ocorra, o professor é o artista que estimula o processo de descoberta. Grosso modo, estamos falando do processo de assimilação e acomodação. Entendido isso, partimos para os artistas Niklas Isselburg e Jakob Kilian. Estes estudantes de design da Escola de Design de Köln, da Alemanha, criaram um experimento simples que demonstra como funciona a comunicação digital por transmissão analógica. Em suma, a criação é um modelo fantástico de aprendizado.

Batizado de Binairy Talk, o experimento usa código ASCII para representar cada caractere em unidade binária (zero e uns). Depois um gerador de som faz pulsar uma onda capaz de levar anéis de fumaça. Eles assumiram que a presença do sinal de fumaça equivale ao valor um e a ausência, obviamente, a zero. Na outra ponta um sensor de luz capta a fumaça na sequência, que na verdade é uma sequência de zero e uns. Eles são reagrupados para formar os caracteres. Pronto. Temos aí o mecanismo de conversa a distância.

É melhor visualizar o conceito:

O gerador de som neste caso é uma excelente analogia – uma das mais criativas que já vi – para explicar o conceito por trás de onda portadora, ou simplesmente portadora. A onda sobre a qual é transmitido o sinal com a informação. Assimilou?