O Nubia Z5 é um dos aparelhos mais poderosos lançados pela ZTE, mas é vendido apenas no exterior. Ele será um dos compatíveis com o relógio (Créditos: Reprodução / Stefano Giovannoni)

O Nubia Z5 é um dos aparelhos mais poderosos lançados pela ZTE, mas é vendido apenas no exterior. Ele será um dos compatíveis com o relógio (Créditos: Reprodução / Stefano Giovannoni)

O GalaxyGear, da Samsung, e o SmartWatch 2, da Sony, logo ganharão mais companhia no mercado. E não só do relógio da Qualcomm, vale mencionar: a chinesa ZTE revelou hoje ao WallStreet Journal que também está trabalhando em um modelo de smartwatch.

Prometido para o segundo trimestre de 2014, o dispositivo deve ser barato e aproveitar a “moda” retomada pelos sul-coreanos neste ano. E ele tem mais em comum do que parece com o relógio da Samsung: além de ser um aparelho de pulso, ele também só funcionará com os smartphones da marca chinesa.

A ideia com tal limitação é fazer com que ele ajude a marca a se consolidar na própria China, segundo o WSJ. A concorrência no país é grande, com outras companhias oferecendo aparelhos de custo menor, e a ZTE espera que trazer algo diferente, como um relógio mais barato, atraia o interesse dos consumidores. A experiência feita pela Samsung foi razoavelmente bem-sucedida, com 800 mil unidades vendidas em dois meses – resta saber se tal resultado será alcançado pelos chineses.

A compatibilidade apenas com aparelhos próprios foi a única especificação revelada pela empresa, que ainda afirma que as vendas começarão na China para depois se expandirem a Estados Unidos e Europa. E, se tudo correr bem, outros smartwatches da ZTE devem ser lançados posteriormente, dessa vez compatíveis com mais smartphones Android.

Nada foi mencionado sobre o Brasil, mas é de se esperar que o relógio demore bem mais para chegar por aqui – ainda mais tendo em vista os celulares vendidos em território nacional. Em terras brasileiras, os modelos não passam da categoria de intermediários, enquanto lá fora, há smartphones como o mestre dos autorretratos Nubia Z5, com câmera frontal de 5 megapixels.

Pin It on Pinterest