Smart Insect, da Toyota, sendo apresentando na feira CEATEC, no Japão (Crédito: Getty Images)

A Toyota apresentou um novo carro-conceito que utiliza sensores Kinect. O veículo Smart Insect foi apresentado durante a CEATEC, convenção anual que ocorre no Japão e expõe produtos inovadores de importantes companhias ligadas a tecnologia.

A detecção de movimentos fornecida pelo Kinect permite que o carro reconheça o dono por face e formato do corpo. Graças ao acessório, o Smart Insect também consegue prever o comportamento do motorista por seu movimentos próximo ao carro, identificando quando é o caso de abrir a porta, por exemplo. Ele dá até boas vindas ao condutor assim que ele se aproxima do veículo e é identificado.

O Kinect também oferece reconhecimento de voz, pelo qual o motorista pode indicar uma série de comandos ao carro.

O protótipo mostrado pela Toyota ganhou esse nome por suas portas abrirem para cima, tais como as asas de um inseto. O carro é inteiramente elétrico e conta com uma tela de 10 polegadas, que fica próxima ao painel, pela qual é possível ter informações do carro e configurar seu funcionamento. Conectado, ele oferece serviços de entretenimento e navegação com o Smart Center da Toyota.

Há também opção para gerenciamento de energia do carro, ajuste de ar condicionado e travamento de portas por comandos de um aplicativo de smartphone.

Apresentado como carro-conceito, é possível que o Smart Insect, desenhado para carregar apenas uma pessoa, não seja produzido em larga escala. O objetivo, nesse caso, é apresentar inovações e colher impressões e opiniões sobre possíveis avanços tecnológicos que podem ser colocados em carros. Sendo assim, não há data para ver o Smart Insect e seus Kinects andando por aí.

Pin It on Pinterest