Escolha uma Página
Skully-Hero-Helmet

Capacete inteligente preto e com aerodinâmica pensada – Imagem: Divulgação/IndieGoGo

O óculos inteligente Google Glass definitivamente continua inspirando outros gadgets. Não por engano, as novas soluções focam mais na usabilidade. É o caso do capacete inteligente para motociclistas, o Skully AR-1.

O capacete tem um visor eletrocrômico. Isto significa que a transparência pode ser controlada, protegendo a visão da incidência abundante de luz. Na prática é como um óculos escuros programável. Outro ponto que merece destaque é a presença de uma câmera digital na parte de trás do capacete. Com ângulo de visão próximo de 180 graus, a câmera praticamente elimina os pontos cegos do piloto, além de possibilitar a visão traseira.

Há um pequeno display na parte interna – muito parecido com o display do Google Glass – para exibir a imagem da câmera ou um mapa para guiar o motociclista curva a curva. O software do GPS tem o mapa completo, algo raro neste tipo de solução. Com caixa de som e microfone embutidos, o capacete também recebe comandos de voz e pelo Bluetooth, se conecta ao smartphone para usar o serviço de streaming de música.

Veja o vídeo oficial com os depoimentos de quem já usou:

Segundo a fabricante Skully Systems, a bateria dura cerca de 9 horas e o capacete pode ser carregado com um carregador de celular convencional. O preço de pré-venda do modelo AR-1 Rebel é alto, são 1399 dólares ou cerca de 3185 reais, sem impostos ou despesas de envio. Infelizmente o comprador só terá o capacete em Maio de 2015. A empresa tenta financiamento coletivo pelo site IndieGoGo. E com apenas um dia já conseguiu o dobro do requerido. Até o momento são 571 mil dólares.