Escolha uma Página
270TB-storage-pod

Faça você mesmo: servidor de armazenamento – Imagem: Divulgação/BlackBlaze

Storage Pod 4.0 é a quarta versão de um servidor open source, da empresa BlackBlaze. A ideia do projeto é ensinar como montar um servidor de armazenamento com componentes de prateleira, fáceis de encontrar.

Inicialmente, o servidor utilizava discos com capacidade de 4 TB. Como agora há a possibilidade de comprar discos rígidos com 6 TB, por exemplo o modelo Western Digital WD60EFRX, a empresa BlackBlaze viu a capacidade aumentar para incríveis 270 TB.

A montagem do servidor parece relativamente simples. Ele utiliza um rack do tamanho padrão 4U, uma fonte de energia convencional de 850 Watts, 45 discos rígidos, componentes de um PC comum e duas placas controladoras capazes de fornecer conexões SATA para todos os discos de forma independente. Dois pontos são cruciais nesta montagem: o primeiro é a placa controladora dos discos, a HighPoint Rocket 750 (10 mini SAS). O segundo ponto é o software que faz a gestão deste “pool” de discos.

Com a configuração, a BlackBlaze estima que o custo por gigabyte fique em torno de 0,0458 centavos de dólar. Algo como 10 centavos na nossa moeda. Vale ressaltar que a BlackBlaze tem planos de backup ilimitado por 5 dólares por mês. Agora faça as contas. Você só sai na vantagem se usar mais de 109 GB.

Veja em detalhes como é a construção deste servidor:

O projeto detalhado está no site oficial da empresa.