Breathometer

Foto: Divulgação

Com a tolerância zero, e, muitas vezes, a ausência de bom senso, vale a pena ter um gadget para checar se há algum vestígio de álcool no seu organismo. E, se for detectada a presença de álcool em concentração superior ao limite, chamar um taxi para ser conduzido.

Esta é a ideia do Breathometer, um dispositivo pequeno, que vai conectado ao iPhone ou um Android, para que você possa assoprar. O aplicativo instalado estima a concentração de álcool no sangue, conhecido também por Blood Alcohol Concentration (BAC). O gadget foi aprovado pela FDA, agência norte americana que regulamenta este tipo de equipamento, e a precisão é semelhante aos bafômetros disponíveis no mercado.

No Brasil, a Lei Seca, nome popular da lei aprovada em Junho de 2008 (Lei 11.705), modificou o Código de Trânsito Brasileiro para estabelecer um limite de 0,1 miligramas de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro, ou 2 decigramas de álcool por litro de sangue. Recentemente os limites diminuíram para 0,05 miligramas de álcool por litro de ar e nenhum decigrama de álcool no sangue. A infração gravíssima tem multa de R$ 1.915,40, além de o motorista ficar impedido de dirigir por um ano.

O gadget está sendo financiado por crowdfunding no IndieGoGo e custa de 20 a 100 dólares, dependendo da data de disponibilização e da cor selecionada.

Pin It on Pinterest