rog

A Republic of Gamers adotou o modelo chinês de “um país, dois sistemas”. A marca de hardware voltado para jogos da Asus terá opções de máquinas com o SteamOS além do familiar Windows 8.1.
A primeira máquina a receber o sistema da Valve será o ROG GR8 (ou, se você frequenta o 4chan, “ROG Great”) da foto acima. Curiosamente, o anúncio não foi muito específico quanto às configurações do PC, uma estratégia estranha para esse mercado. O que se sabe é que ele utilizará um Core i7 Haswell de modelo não especificado e uma Nvidia GTX 750 Ti. Infelizmente, também não foi divulgada a quantidade máxima nem o padrão de RAM utilizada. Por outro lado, a Asus promete que tanto o storage quanto a RAM poderão receber upgrades feitos pelo próprio usuário.

Algo importante a se notar é que, embora essa GPU seja da série 700, ela na verdade usa a arquitetura Maxwell (GM107) mais comumente associada à série 800. A 750 Ti é fabricada no mesmo processo de 28 nm da velha Kepler, mas também introduz uma série de mudanças na organização dos núcleos de processamento e um aumento substancial da memória cache L2 que em conjunto melhoram a eficiência energética da placa.

No caso da 750 Ti, o TDP é de 60W. Isso que significa que ela é mais comparável à GT 640 em termos de demanda energética embora sua performance esteja na mesma liga da 650 Ti, que sempre precisava de um conector extra de 6 pinos para ser energizada. Faz todo sentido, portanto, usar essa GPU em uma Steam Machine, que habitualmente tem dimensões similares às de um console ou de um HTPC.

Outro ponto legal do GR8 são as conexões. A placa da máquina vem com o SupremeFX, que é basicamente uma placa de som relativamente isolada do resto da motherboard para diminuir o ruído no sinal do DAC. Ela também suporta fones com impedância de até 600 ohms. Por fim, o GR8 vem equipado com um receptor de Miracast, o que significa que você pode fazer streaming da tela de aparelhos com Android para ele.

O PC deve chegar ao mercado com o Windows 8.1 no final de Junho e a versão com SteamOS será lançada logo em seguida de acordo com um calendário estipulado pela Valve. O preço ainda não foi divulgado.

Via Asus.

Pin It on Pinterest