PassaporteA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fechou uma parceria com as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo para testar o envio automático de SMS aos brasileiros que ingressarem em outro país. As mensagens informarão os números de telefone do consulado do Brasil no local de destino.

A ideia surgiu no Ministério das Relações Exteriores e visa facilitar o contato dos brasileiros com o consulado em caso de necessidade de orientações sobre emergências, como perda/roubo de passaporte ou problemas com as autoridades locais.

Inicialmente, a iniciativa será testada com os brasileiros que viajarem para Portugal ou Espanha. A partir daí, as representações brasileiras nestes países analisarão a quantidade de chamadas recebidas. Com base neste levantamento, o governo brasileiro avaliará se vale a pena levar a ideia para outras nações.

Mensagem de entrada em Portugal:

Brasileiro em Portugal, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +351962520581 ou +351917531654. Essa ligação será tarifada.

Mensagem de entrada na Espanha:

Brasileiro na Espanha, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +34659078057 ou +34677547004. Essa ligação será tarifada.

Apesar de este ser um projeto bem-vindo, continua sendo recomendável seguir alguns cuidados antes de viajar:

Obtenha você mesmo os números do consulado brasileiro no país de destino; Também se informe quanto aos números de emergência do país (polícia, socorro médico, etc); Se informe junto ao banco ou operadora para qual número ligar em caso de problemas com o cartão de crédito; Se possível, deixe o número de telefone do hotel ou do hostel em que você ficará com um parente ou um amigo.

Notícias relacionadas: Dígito adicional em números de celulares de São Paulo começa a valer em julho Os números incríveis do Facebook no Brasil Tumblr agora “fala” português do Brasil Ataques derrubam sites de vários bancos brasileiros Governo e operadoras começam a testar “0800” para a internet – Entenda

Pin It on Pinterest