amd jaguar gseries

x86 destacado na linha AMD GX – Imagem: Engadget

A AMD anunciou hoje o lançamento de uma nova linha de processadores de baixo consumo, a linha GX. A grande novidade é que esta linha de processadores do tipo System on a Chip (SoC) é baseada na arquitetura Jaguar, a mesma utilizado nos processadores do futuro Sony Playstation 4. E ainda inclui uma GPU (processador gráfico) AMD Radeon 8000.

É óbvio que não se trata da mesma performance que terá o novo console da Sony, até porque o número de núcleos máximo será quatro – a metade do PS4. Há outras diferenças técnicas, como memória disponível, memória cache e energia disponível. Mas isto certamente vai acirrar a disputa com a Intel.

Segundo a empresa, seu desempenho é 125% maior que um Intel Atom equivalente e o consumo de energia – ou em um termo mais técnico Thermal Design Power, varia de 9 Watts até 25 Watts. Além disto, inclui tecnologias gráficas como: DirectX 11.1, OpenGL 4.2 e OpenCL 1.2. E também suporte a ECC (uma tecnologia de correção de erros na leitura de informação da memória). Isto habilita os novos processadores para utilização em processamento paralelo de alta escala.

Outro detalhe muito interessante, é que o processador inclui no canto um desenho do X, referindo-se a arquitetura x86. Segundo o Engadget, isto é claramente um movimento da empresa para futuramente disponibilizar processadores com a arquitetura ARM. É natural, já que o mercado de aparelhos móveis tem empresas fortíssimas como a Qualcomm e Nvidia. E ambas adotam a arquitetura ARM, mas com diferenças de implementação nítidas.

Serão cinco novos processadores na ocasião do lançamento:

• GX-420CA (AMD Radeon HD 8400E 600MHz e CPU de quatro núcleos 2,0 GHz)
• GX-415GA (AMD Radeon HD 8330E 500MHz e CPU de quatro núcleos 1.50 GHz)
• GX-217GA (AMD Radeon HD 8280E 450MHz e CPU de dois núcleos 1,65 GHz)
• GX-210HA (AMD Radeon HD 8210E 300MHz e CPU de dois núcleos 1,0 GHz )
• GX-416RA (CPU quatro núcleos 1,6 GHz)

Pin It on Pinterest