Hotblack

Há alguns dias, o Google Now passou a exibir cartas bem convenientes com os resultados dos jogos da Copa. Mas digamos por um instante que você tem uma cerveja em uma mão e uma vuvuzela na outra, que eletrônico poderia lhe poupar da agonia de não saber a marcação dos gols em tempo real? Uma pessoa sensata responderia “uma TV ou um smartphone com controle de voz, por exemplo”. Mas o luxo não existe para ser sensato. Logo, porque não um relógio de face analógica que exibe o placar e o tempo dos jogos do seu time por apenas 1,500 reais (400 libras)? É isso que a Hoptroff está propondo com o projeto de Kickstarter HotBlack.

Sozinho, o  HotBlack é o típico relógio de luxo com um toque esportivo. Ele é feito com aço inoxidável e vidro de safira, totalmente vedado contra água. O mecanismo que anima os ponteiros vem diretamente da Suíça e o relógio em si é montado em Londres. A surpresa está por trás de tudo isso: uma camada eletrônica trabalha em conjunto com o mecanismo analógico convencional. Há nela um controlador de Bluetooth Low Energy que pode se ser usado para parear o relógio com um smartphone.

Através de um aplicativo, o usuário poderia, então, escolher um time para ser acompanhado pelo HotBlack. Toda vez que esse time específico participar de um jogo, o relógio automaticamente conta o número de gols marcados nos dois indicadores circulares do interior da face. O círculo superior sempre marca os gols do time escolhido, enquanto o inferior exibe os gols do adversário. No semicírculo mais abaixo é contado o tempo de jogo. Todas essas informações são acessadas pela internet em um servidor mantido pela própria Hoptroff, mas o projeto não deixa claro se eles vão coletar dados de times do mundo inteiro. Quanto aos esportes suportados, a lista se limita ao nosso futebol por enquanto.

O projeto pretende coletar uma quantia relativamente modesta de 23,000 libras (quase 87,000 reais) antes de começar a produção das unidades. Para adquirir um modelo, você precisa investir a quantia mínima de 400 libras que mencionei acima, mas essa é apenas uma promoção limitada. Se for bem sucedido, o HotBlack custará algo em torno de 1,000  libras (3,770 reais) no mercado final. Quem estiver disposto a pagar 1,500 libras (5,655 reais) também pode comprar uma versão customizada com um nome gravado no metal. O relógio de fato tem um design de muito bom gosto, mas creio que os responsáveis pela Hoptroff deveriam prestar mais atenção ao tempo: a data estimada de entrega do HotBlack é em Setembro deste ano, ou seja, logo depois do final da Copa.

Pin It on Pinterest