Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

Acompanhe aqui na INFO a abertura da conferência Google I/O em tempo real, a partir das 13h (horário de Brasília) desta quarta-feira (15).

12h20 – O keynote de abertura começará em instantes. O Google deve anunciar novidades para seus principais serviços como o Maps, Android, Games e os óculos Google Glass.

13h00 – Começa a apresentação do Google I/O, com imagens de produtos da empresa.

13h02 – Vic Gundotra, vice-presidente sênior do Google, dá início à apresentação.

13h05 – Gundotra chama Sundar Pichai, novo chefe da divisão Chrome na empresa, ao palco.

13h07 – Pichai fala sobre a decadência dos desktops e a evolução dos dispositivos móveis, especialmente os produtos para vestir.

13h09 – Pichai realça a importância do Android para o setor. “Hoje é a plataforma móvel mais popular do mundo”.

13h11 – “Tivemos 100 milhões de ativações do Android em 2011, 400 milhões em 2012. Hoje temos orgulho de revelar que a plataforma chegou a 900 milhões em 2013″.

13h13 – O brasileiro Hugo Barra, presidente da divisão Android, é chamado ao palco para falar sobre o sistema.

13h14 – “Tem sido um ano incrível para os desenvolvedores Android. São mais de 48 bilhões de apps instalados a partir da Play Store. 2,5 bilhões apenas nos últimos 4 meses”

13h15 – Barra fala sobre as novas ferramentas do Google para os desenvolvedores criarem apps para seus serviços.

13h19 – Barra apresenta as novas ferramentas APIs: Fused Location (que usa os sensores para encontrar a localização); Geofencing (para definir os limites virtuais); e Activity Recognition (ajuda a rastrear atividades e usa o acelerômetro para determinar se o usuário está andando, por exemplo).

13h20 – O executivo fala agora sobre o Google+, que ganha agora uma nova opção de login multi-plataformas, assim como ocorre com o Twitter e Facebook.

13h21 – E um dos rumores começa a ser abordado pelo executivo: Google Play Games.

13h23 – A nova plataforma terá opção de salvar os jogos na nuvem; conquistas; listas de classificação e multiplayer. Ou seja, os rumores de fato se confirmaram.

13h26 – Barra tenta demonstrar um game, mas o serviço dá erro.

13h27 – Barra brinca com seus assistentes perguntando se não querem demonstrar então o “single player”.

 13h29 – “Todas as novidades serão liberadas como atualizações a partir de hoje na Play Store”.

13h31 – O Google lança mais uma ferramenta para desenvolvedores: Android Studio, que permite editar partes de um aplicativo com facilidade e sendo atualizado em tempo real.

13h33 – Barra chama ao palco Ellie Powers, da equipe do Android. Ela fala sobre o Google Play Developer Console.

13h35 – Ela apresenta a ferramenta “App Translation Service”, que permite aos desenvolvedores traduzirem seus aplicativos para outros idiomas.

13h36 – Outra ferramenta, “Referral Tracking” integra o aplicativo com o Google Analitycs, permitindo que o desenvolvedor controle as métricas de seu app diretamente no Dev Console.

13h40 – A empresa apresentou também o “Beta Testing”, para que o desenvolvedor teste seu aplicativo antes de lançar uma versão final e controle quem possa testar o app também.

 13h41 – Hugo Barra chama ao palco Chris Yerga, da equipe Android responsável pela Play Store.

 13h43 – Yerga fala sobre a atualização na interface da Play Store liberado hoje, com cores mais vivas e um novo design para tablets.

13h46 – Yerga começa a falar de outro serviço rodeado de rumores: Google Play Music.

13h47 – Chamado de Google Play Music All Access, com acesso aos conteúdos do serviço com recomendações com base no gosto do usuário.

13h49 – Será possível criar estações de rádio para reprodução das músicas.

13h51 – O novo serviço estará disponível na web, tablets e smartphones. O All Access estará disponível a partir de hoje nos Estados Unidos por US$ 9,99 por mês. O Google afirmou que liberará o serviço para outros países em breve.

13h54 – Hugo Barra volta ao palco e começa a falar sobre hardware.

13h56 – Barra apresenta uma versão do Galaxy S4 com a mesma experiência dos modelos Nexus. É o mesmo aparelho da Samsung,  mas com Android puro (com atualização constante), 4G LTE e 16GB de armazenamento. O aparelho será vendido por US$ 649 a partir de 30 de junho.

14h00 – Pichai volta ao palco para falar sobre o Chrome e laptops.

14h02 – “Eram mais de 450 milhões de usuários ativos do Chrome em 2012. Com a adição de mais de 300 milhões de usuários no ano passado, temos mais de 750 milhões de usuários ativos por mês na plataforma”.

14h04 – Pichai chama ao palco Linus Upson, vice-presidente de engenharia do Google, para falar sobre novas APIs para o Chrome.

14h07 – Upson apresenta a ferramenta WebP, uma tecnologia open source para compressão de imagens. Segundo Upson, as imagens em WebP são 30% menores que as em JPEG, mantendo a mesma qualidade.

14h11 – Upson também apresenta a tecnologia webM VP9, codec para compressão de vídeos, que em comparação com o formato H.264 chega a ser 63% menos com a mesma qualidade.

14h13 – O YouTube irá suportar a tecnologia VP9 ainda neste ano.

14h15 – Upson também exibe um vídeo com um game chamado “Racer”, desenvolvido para o navegador Chrome.

14h17 – O game permite múltiplos jogadores sincronizados em diferentes dispositivos, tudo rodado dentro do navegador Chrome.

14h20 – Pichai volta ao palco e exibe um vídeo sobre a evolução da web.

14h21 – Pichai também exibe o laptop Pixel – novo Chromebook que será entregue a todos os presentes na conferência.

14h23 – Yerga volta ao palco para falar de educação e Google Apps.  ”Estamos investindo muito no Android para educação”.

14h26 –  Ele apresenta a nova loja de aplicativos “Google Play Education” dedicada à educação. A loja é dividida por séries e matérias.

14h28 – Para usar o novo serviço todos os estudantes precisarão ter uma conta no Google. Os professores podem escolher um app e instalá-lo instantaneamente nos tablets dos alunos.

14h29 – Pichai volta ao palco e apresenta um vídeo sobre o uso do Chromebook na educação.

14h30 – A equipe do Google+ sobe ao palco para apresentar as novidades. Mas antes, mais um vídeo demonstrativo.

14h32 – Vic Gundotra volta ao palco para apresentar 41 novidades no Google+, começando pelo design.

14h35 – A rede social ganha uma nova interface com colunas, com uma aparência mais organizada.

14h36 – Gundotra também confirma mais um rumor: Hashtags relacionadas. Agora ao marcar alguma palavra com hashtag, e clicar no link criado depois da publicação, será possível acompanhar assuntos relacionados àquela palavra.

14h37 – O executivo não irá apresentar todas as novidades, mas afirmou que tudo estará disponível a partir de hoje na plataforma.

14h38 – O assunto agora se volta para o programa Hangout.

14h40 – Finalmente o Hangout ganha um aplicativo próprio, similar ao Facebook Messenger.

14h42 – O aplicativo do Hangout estará disponível a partir de hoje para Android, iOS e desktop. Todas as notificações serão sincronizadas entre os dispositivos.

14h45 – Gundotra apresenta a nova ferramenta de fotos. A armazenagem para backup aumentou para 15GB em fotos em resolução completa ou ilimitada para fotos menores.

14h50 – O executivo demonstra as fotos de suas férias, com mais de 600 imagens. Um novo algoritmo do Google ajudará a separar fotos que estivessem embaçadas, duplicadas, com baixa exposição ou fotos de paisagens.

 14h51 – A nova ferramenta permitirá editar imagens, inserindo efeitos e melhorando ruídos. Tudo diretamente na página do Google+.

14h52 – Fotos tiradas em sequência são transformadas em uma única imagem animada.

14h53 – As novidades estarão disponíveis a partir de hoje.

14h57 – Amit Singhal é chamado ao palco para falar sobre “Buscas”.

14h58 – Singhal começa com uma frase polêmica: ”O fim das buscas como conhecemos hoje”.

15h05 – As buscas ficarão mais fáceis. Você poderá perguntar para o Google sobre buscas personalizadas como reservas em um restaurante, por exemplo. O executivo também apresentou o Google Now.

15h07 – Ao realizar uma busca, mesmo pelo Chrome no desktop, basta perguntar ao buscador alguma dúvida e o Google agora responde por voz pela pesquisa.

15h09 – Johanna Wright faz uma demonstração dando o comando “Okay Google, me mostre coisas para fazer em Santa Cruz”. E a famosa voz do Google Translator responde as informações solicitadas e ainda exibe resultados na página de buscas.

15h16 – O Google Now funciona como uma assistente pessoal, mas baseada na nuvem e com sincronização entre diversos dispositivos.

15h17 – As buscas por conversação estarão disponíveis para Android, iOS e Chrome em breve.

15h19 – Brian McClendon sobe ao palco para falar sobre o Google Maps.

 15h20 – “Já temos 50 países no Street View. São 5 milhões de milhas percorridos pelos carros do Street View”. Mais de 1 milhão de sites usam a plataforma.

15h23 – Para falar sobre o Google Maps para dispositivos móveis, sobe ao palco Daniel Graf.

15h25 – O Maps terá uma nova versão para smartphones e tablets que rodem iOS ou Android. Graf inicia uma série de demonstrações sobre as mudanças.

15h27 – Ao buscar por um café, o serviço permite que o usuário navegue entre os resultados ao arrastar o dedo na tela. Haverá também uma integração com o Google Offers, que exibe promoções disponíveis nos locais buscados.

15h32 – A atualização do Google Maps para dispositivos móveis estará disponível para download em julho.

15h33 – Bernhard Seefeld e Jonah Jones são chamados ao palco para falar sobre as mudanças no Google Maps para desktop.

15h35 – O Maps agora é interativo e exibe reviews de lugares escritos pelos amigos do usuário. As marcações no mapa em “pins” também sumiram e dão lugar a uma marcação em bolinhas e mais limpa.

 15h37 – Ao clicar em um dos restaurantes escolhidos, por exemplo, o usuário é “enviado” para dentro do estabelecimento, podendo navegar dentro do local.

15h38 – “Isto é um mapa vetorial rodando em um browser”. Os mapas são exibidos no navegador usando a tecnologia webGL.

15h40 – Os executivos chamaram os novos mapas como sendo a nova interface do usuário. “Quando estiver logado, basta acessar seu mapa e mostraremos todos os lugares que são importantes para você”.

15h42 – Também será possível criar um mapa para cada lugar que você clicar.

15h44 – O Maps também receberá uma integração mais completa com o Google Earth, trazendo imagens em tempo real com a posição da Terra no espaço. O novo Maps já está disponível.

15h46 – Após um tempo ausente das apresentações, Larry Page, CEO do Google, sobe ao palco.

15h50 – O executivo exalta todas as novidades apresentadas durante este keynote. “Nós estamos apenas começando. Não víamos essa quantidade de mudanças na computação por bastante tempo, provavelmente desde o nascimento da computação”.

15h54 – “Nossa indústria, o Google e todos vocês, nós estamos apenas a 1% do que podemos fazer. Estamos nos movendo muito devagar. E parte disto acredito ser culpa da negatividade. Todas as histórias que leio sobre o Google é sobre nós contra alguma empresa ou algo do tipo. Não acho isso interessante. Nós deveríamos estar construindo coisas que não existem”.

15h58 – Larry encerra a apresentação do keynote sem apresentar novidades para o Android e abre espaço para perguntas dos participantes.

16h – Agradecemos a todos que acompanharam a cobertura do Google I/O ao vivo pela INFO. Até a próxima!

Pin It on Pinterest